O principal objetivo desta etapa é desenvolver as potencialidades da criança a fim de que, ao final do 5º ano, tenha passado por um significativo processo de alfabetização e exiba progresso na capacidade de ler e escrever.
A escola é uma experiência única e ocupa lugar central nesta fase da vida. Dessa forma, a atividade docente visa desenvolver crianças críticas, que saibam pensar de modo reflexivo e se sirvam das situações cotidianas para sistematizar a aprendizagem. Neste momento da vida as crianças possuem grande capacidade de raciocínio e de uma aprendizagem através da linguagem, da lógica e da formação de conceitos.
A criança nesta etapa se apresenta com grande energia, torna-se mais forte, mais rápida e melhor coordenada. Sua necessidade de expansão deve estar intimamente vinculada à realização de atividades físicas, orientadas por regras, que permitam compreender o propósito da atividade, evidenciando seus limites e abrindo espaço às novas aprendizagens de valores, que lhe auxiliarão na formação do caráter.